Apresenta-se neste relato a Oficina Maker Desenhada que consiste em oficina especializada de desenho com tecnologias maker e robótica, inovação elaborada e empreendida pelos professores André Brown e Ruan Schuchanof.
A Oficina Maker Desenhada é desenvolvida com metodologia híbrida e inovadora que agrega a cultura maker, a pedagogia de projetos, a aula introdutória de apresentação expositiva/interativa, aulas sequenciais com práticas de pesquisa e elaboração “mão na massa”. A proposta da oficina é “aprender fazendo” coletivamente sob a orientação, mediação dos professores nas elaborações em sala de aula.
Os projetos são feitos em sala de aula com estudantes utilizando materiais e componentes reaproveitados de equipamentos obsoletos, fora de uso. Em um dos projetos, por exemplo, são feitos discos giratórios de papelão estruturados com CDs, superfícies para desenhar e colorir, postos em movimento por mini motores em circuitos elétricos de baixa voltagem. As linhas em movimento dos discos se misturam, criam novas formas e misturas de cores.
A primeira experimentação conquistou o interesse dos estudantes que permaneceram em sala de aula voluntariamente mesmo após o término da oficina.
Novas possibilidades didáticas estão surgindo dessa experiência pedagógica inovadora e sustentável: A Oficina Maker Desenhada realizou com estudantes do Ensino Fundamental, atividades maker com desenhos e robôs. Foram montados com materiais reaproveitados robôs que desenham figuras geométricas e fractais. Mais uma vez o período de aula terminou e a turma não queria ir embora.
Durante a elaboração da oficina considerou-se que as linguagens audiovisuais fazem parte do currículo escolar oficial desde 1996, quando foi incluído na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) o ensino das linguagens contemporâneas e das novas tecnologias nas escolas de todo o Brasil.
No contexto atual da Educação Brasileira, os professores André Brown e Ruan Schuchanof, proponentes da Oficina Maker Desenhada, identificam a pertinência de ampliar a prática regular e usos didáticos das tecnologias na elaboração das linguagens audiovisuais e desenhadas presentes nas culturas contemporâneas, na cibercultura. O objetivo geral da oficina é potencializar as aprendizagens significativas e sensoriais, desenvolver novas habilidades e competências dos estudantes por meio da Educação Maker associada à cultura visual, às novas tecnologias, com possibilidades de criar oportunidades de interdisciplinaridades e culminâncias pedagógicas nas Instituições de Ensino.
Contatos para realização da Oficina Maker Desenhada na sua Instituição de Ensino:
WhatsApp (21) 97611-9006 André Brown e (21) 99602-4168 Ruan Schuchanof
Nenhum comentário:
Postar um comentário