O Grupo de Estudos Culturas, Linguagens e Cotidianos (GECLiC), criado em janeiro de 2024 pelos professores pesquisadores André Brown, Ana Diogo, Camila Cristal e Daniele Grazinoli. Amigos de longa data, militantes nas suas áreas de conhecimentos, primam pela democratização da Educação, contemplam a bagagem trazida por quem atravessa seus cotidianos, consideram a diversidade das culturas e linguagens, transversalizam saberes e fazeres em suas práticas de aprendizagem e ensino cotidianas.
Partindo do conceito de cultura como teia de significados como definiu o antropólogo Geertz e sem perder de vista as definições de cultura a partir de pesquisas dos nossos antropólogos Darcy Ribeiro, Roberto DaMatta, Roque Laraia, entre outros pesquisadores, o principal objetivo dos estudos e atividades do GECLiC é investigar, experimentar, conhecer as manifestações, linguagens, elementos das culturas e suas pluralidades, maneiras de fazer, transformar, relacionar e coexistir nos cotidianos da cidade do Rio de Janeiro.
Com a intencionalidade de propiciar aprendizagens sobre as culturas, apontar caminhos para a cidadania cultural plena dos criadores, praticantes e fruidores das culturas, os membros do GECLiC relizam encontros de estudos culturais e democratizam os conhecimentos das culturas, seus processos de elaboração, elementos e técnicas com desdobramentos de estudos em atividades culturais e pedagógicas como seminários, rodas de conversa, exposições, oficinas com a participação e interação do público.
Com metodologia ativa de estudos e propostas de leituras decoloniais das culturas o GECLiC conta com leituras, conversas presenciais e online, formando coletivamente o arcabouço teórico, o compartilhamento de vivências e memórias sobre as culturas nos cotidianos da cidade. Nesse contexto de estudos são valorizadas as culturas populares e saberes locais, culturas afrocariocas, seus criadores, praticantes e as múltiplas linguagens gestadas no berço do Samba do Rio de Janeiro na Praça Onze e na Pequena África.
Em seus encontros e conversas o GECLiC agrega pesquisadores, pedagogos, professores, artistas, artesãos, artífices, produtores de linguagens, produtores culturais, gestores de cultura, educadores sociais, agentes culturais, trabalhadores, instrutores, oficineiros, estudantes e fruidores das culturas.
O primeiro encontro presencial do GECLiC aconteceu no dia 06 de março de 2024 no Centro de Artes Calouste Gulbenkian tradicional escola de formação de artesãos da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro. Foi realizada a roda de conversa de apresentação do GECLiC intitulada “Praça XI e seus cotidianos” com a presença da Gestora Camila Cristal (Calouste Gulbenkian) e os membros do grupo de estudos. A membra Ana Diogo incluiu nossa roda de conversa na programação da campanha antirracista “21 DIAS DE ATIVISMO CONTRA O RACISMO”.
Ainda no primeiro semestre de 2024 o GECLiC realizou outros encontros significativos com temas variados dentro das áreas de interesses de estudos que já geraram conversas, anotações, leituras e reflexões que começaram a puxar os fios das culturas que serão entrelaçadas em textos e atividades culturais.