quinta-feira, 5 de abril de 2018

Mangás e animes: elaboração de personagens e narrativas na Oficina de Desenho



Os primeiros mangás surgiram na antiguidade:
Segundo Ono e Tezuka, os Ê-Makimono são considerados a origem das histórias em quadrinhos no Japão. Muito abundantes nos séculos XI e XII, os Ê-kimono eram desenhos pintados sobre um grande rolo e contavam uma história, cujos temas iam aparecendo gradativamente à medida que ia sendo desenrolado. Dessa maneira, era construída, com estilo original, uma história composta de numerosos desenhos (Luyten, 2000, p.91,92).

Os mangás na modernidade foram desenvolvidos após a Segunda Guerra Mundial com o trabalho de artistas influenciados também pelo modo de produção dos quadrinhos e desenhos animados norte-americanos. O principal artista japonês, responsável pela recriação dos mangás no século XX foi Osamu Tezuka, criador de mangás e animes com personagens que posteriormente seriam conhecidos do grande público como “Astro Boy”, “Kimba o Leão Branco”, “A Princesa e o Cavaleiro” entre outros.
Desde o final da década de 1990 iniciamos estudos na Oficina de Desenho sobre a linguagem dos mangás e animes, suas narrativas e personagens. A partir da década de 2000 foi lançado o curso presencial de mangá na Oficina de Desenho que desde então tem realizado atividades e colaborado com os maiores eventos de divulgação do gênero até os dias atuais. Nesse período a Oficina de Desenho também produziu vídeo aulas de mangá distribuídas em DVDs com revistas nas bancas de todo o País em parceria com a Editora Escala.



Nas últimas décadas os mangás conquistaram o mercado editorial brasileiro e de entretenimento. Na contemporaneidade, com o surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), os mangás e animes passaram a circular na Internet em sites, blogs e redes sociais.
Atualmente a Oficina de Desenho oferece cursos de desenho de mangá, oficinas, palestras em instituições de ensino e apoia projetos de alunos de elaboração de seus próprios personagens e narrativas gráficas do gênero.


 Referências:

LUYTEN, Sonia M. Bibe. Mangá – O Poder dos Quadrinhos Japoneses. São Paulo: Hedra, 2000.




Venha curtir conosco o curso de mangá na Oficina de Desenho no ITV - Rua General Roca, 362 - Tijuca, Rio de Janeiro. Tel.: (21) 2568 - 5451 | (21) 97635-3281 | (21) 97611-9006
Novos horários:
Sextas das 18h às 20h

Sábados das 8h às 10h ou das 10h às 12h

Nenhum comentário:

Postar um comentário