domingo, 22 de abril de 2018

Metodologias ativas e alternativas na formação continuada


André Brown e Arthur Chrispino

Esse trabalho trata das possíveis metodologias alternativas para a educação, considerando o contexto atual da chamada sociedade do entretenimento mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Para aprofundar essas reflexões, foi feita uma pesquisa qualitativa, a partir de narrativas, anotações de campo e de relatos de experiência dos próprios pesquisadores, autores deste artigo e responsáveis pela elaboração dos cursos de férias. Como resultado da pesquisa, constatou-se que, para que haja aprendizagem significativa com as metodologias alternativas, a construção do conhecimento precisa acontecer de maneira ativa, envolvendo alunos e professores facilitadores. Para que os professores possam utilizar adequadamente as metodologias ativas e alternativas, é desejável que eles sejam habilitados, em seus cursos de formação inicial e/ou continuada, nessas práticas inovadoras de aprendizagem e ensino.

André Brown: Doutor em Educação pelo ProPEd/Uerj.
Arthur Chrispino: Mestrando em Educação Inclusiva pela UFF.

Artigo de pesquisa publicado na revista "Conhecimento e Diversidade" da Unilasalle / RJ (2017). Texto completo para download disponível em:  

https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/3799

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